geral@ualia.pt
239 482 638








Destaques


ver notícia Determinação do Sexo do Bebé

Determinação do Sexo do Bebé

Menino ou Menina?
Determinação do sexo fetal

A determinação do sexo do bebé pode ser efectuada a partir das 8 semanas de gravidez através um procedimento simples que exige apenas uma pequena amostra de sangue da grávida. Não há, desta forma, riscos associados, nem para a mãe nem para o bebé.

Fundamentos do teste
Durante a gravidez, uma pequena quantidade de células do bebé passa para o sangue da mãe. Para além de células, também existe material genético (ADN) do bebé na circulação materna.

Este teste é efectuado por biologia molecular. A técnica de PCR (reacção de amplificação em cadeia) tem uma elevada sensibilidade, o que permite detectar pequenas quantidades de ADN fetal em circulação no sangue da mãe. Quer o ADN do bébé quer o da grávida estão presentes na circulação materna, pelo que é preciso analisar o ADN do bébé e não o da mãe, identificando fragmentos presentes exclusivamente no bébé.

O sexo masculino é definido pela existência de um cromossoma X e de um cromossoma Y e o sexo feminino pela existência de dois cromossomas X. O cromossoma Y está presente apenas nos homens. Se for identificado material genético do cromossoma Y no sangue da grávida, salvo raras excepções, terá de ter origem num feto do sexo masculino. Pelo contrário a ausência de material genético do cromossoma Y no sangue da mãe é indicativo que o bebé não é do sexo masculino, mas sim do sexo feminino. É, neste último caso, um diagnóstico de exclusão.

Quando fazer o teste
A determinação do sexo fetal deve ser realizada a partir da 8ª semana de gravidez, altura em que o resultado do teste apresenta uma fiabilidade de 99%.

 

Para efectuar o teste ou saber mais informações pode dirigir-se ao Laboratório Uália ou contactar-nos pelo telefone 239482638 ou pelo email geral@ualia.pt.




Data Publicação: 2013-04-22

Destaques

Política de Privacidade   Mapa do Site
--